29.10.10

 

 

Trataremos hoje de um dos temas mais pedidos pelas leitoras a foliculite.(Pêlo encravado) , este é um dos problemas dermatológicos mais comuns, que trás desconforto tanto para homens quanto para as mulheres.Para eles o problema é maior na região da barba, para elas o local mais problemático é a virilha. Reconhecer o problema é fácil e quase todo mundo já passou por isso: são aquelas borbulhas vermelhas, às vezes com a ponta amarela, que parecem espinhas e que surgem na região depilada ou barbeada. Além de ser feia, a foliculite também pode causar comichão e dor, dependendo da gravidade do problema.

Cada vez que se tira os pêlos eles podem resolver encravar.

 

 Quem tem a pele mais escura está mais propenso a desenvolver o problema. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque um número maior de pessoas com a pele escura tem pêlos encaracolados (que têm mais dificuldade em sair à superfície e encravam com mais facilidade), segundo porque o excesso de queratinização (ou seja, a pele mais grossa), mais comum em pessoas morenas, também favorece o aparecimento de foliculite.

 

 

O pêlo encravado (que na verdade é uma pseudofoliculite, já que nesse caso não há infecção) ocorre quando o pêlo que está nascendo não consegue sair na superfície da pele, ou quando ele sai, mas volta a entrar. A foliculite é quando nesse local onde o pêlo está nascendo ocorre uma invasão de bactérias (normalmente do gênero estafilococus) causando uma reação inflamatória no local (o pus que deixa o aspecto amarelo nas feridas).

Como quase em tudo em medicina, e em especial na Estética, o melhor tratamento para o problema é a prevenção. Então vamos lá as dicas para evitar e tratar a foliculite:

  

1. Higiene:Antes de qualquer coisa, sempre que queremos manter as bactérias longe do nosso corpo devemos ficar atentos às dicas de higiene. Quem faz depilação com cera precisa se certificar de que os equipamentos utilizados pelo salão são esterilizados ou descartáveis. Nada de cera reaproveitada. Quem usa lâmina deve sempre manter o aparelho bem limpo (o ideal seria usar aqueles descartáveis uma vez só). Depois de usar a lâmina lave bem o aparelho com um sabonete antiséptico e mantenha num lugar fechado e seco. Lave bem a pele antes de se depilar ou de se barbear. Usar calça apertada de tecido sintético também agrava o problema na virilha já que deixar o local quente, húmido e machucado é criar um ambiente perfeito  para as bactérias. Calça jeans justa é paraíso para as bactérias que causam a foliculite na região da virilha.

 

  

2. Esfoliação:como uma das causas da foliculite é o excesso de queratinização, manter a pele mais lisinha e livre das células mortas (que dificultam a saída do pêlo à superfície) é fundamental para minimizar o problema.

 Lavar bem e esfoliar a pele antes de barbear  e depilar ajuda a evitar a foliculite e os pêlos encravados. Existem vários tipos de esfoliante caseiro, vou nos próximos post colocar algumas receitas de esfoliante caseiro, que além de eficaz é muito barato!!

 

3. Técnica:A depilação com cera é a que mais leva ao aparecimento dos pêlos encravados já que os pêlos arrancados têm mais dificuldade de voltar novamente à superfície. Então quem usa cera e tem tendência ao problema deve intercalar o procedimento com lâmina ou creme depilatório. Na hora de usar a lâmina o correcto e passar o barbeador no mesmo sentido do nascimento do pêlo e não contra ele. Isso pode não trazer um barbeado tão rente, mas ajuda muito a diminuir a chances dos pêlos encravarem. Depois que acabar lave novamente a pele, de preferência com um sabonete para peles sensíveis  e passe um gel calmante pós barba. Não use hidratante após se depilar ou barbear, eles podem ocluir os poros e com isso dificultar que os pêlos cheguem à superfície. Para quem se incomoda muito com o problema a depilação a laser pode ser a solução definitiva, que também pode ser feita por homens na região da barba.

 

 

4. Tratamento:Além dos produtos a base de ácido salicílico, peelings  podem ser úteis para afinar mais a pele e também para eliminar as manchas que ficaram de lesões antigas. Para quem está com bolinhas de pus podem ser necessários cremes ou pomadas a base de antibióticos e anti- inflamatórios. Então é isso: seguindo essa combinação básica de higiene+esfoliação+técnica correta os pêlos não costumam encravar. Mas se mesmo assim eles forem insistentes, procure um médico para receitar um tratamento correto caso resolvam infeccionar e amarre as suas mãozinhas para trás se não conseguir ficar sem cutucar,  ok?

 

 

link do postPor consultorioestetica, às 12:35  comentar

De Anónimo a 4 de Dezembro de 2010 às 13:12
Olá Dr. Vanessa, e verdade que a melhor altura para se fazer a depilação definitiva e agora no inverno? até o verão conseguirei ficar mesmo livre do pelos?
Tenho muita vontade de fazer pois sofro imenso com pelos encravados mas tenho um pouco de receio pois tenho uma amiga que fez numa clínica dessas que fazem por um preço muito barato e ficou toda marcada pois chegaram a queima-la

De consultorioestetica a 7 de Dezembro de 2010 às 11:12
Bom dia,

A melhor altura para se fazer é mesmo no inverno, para evitar justamente essas marcas que foram deixadas na sua amiga.
Dependendo do seu tipo de pêlo, até o verão estará sim,
livre dos indesejados pêlos, a parte da foliculite(Pêlo encravado) que você disse ter muitos problemas, na segunda aplicação já notará uma diferença de 85%.
Graças aos avanços tecnológicos os aparelhos de Luz Pulsadas ja teêm cabeçote refrigerado que evitão as sensações de queimaduras que antes causavam.
Podemos marcar uma avaliação, para podermos fazer um protóco eficaz para eliminar de vez esse seu problema.Assim aproveitará bem o verão, sem os Pêlos.
Quando fizer sua mrcação não esqueça de avisar que veio do consultório da sapo ok?
Até breve.

Vanessa Matsumoto

De Cristina a 14 de Dezembro de 2010 às 17:13
Olá Dra,
Será que me poderia dar a sua opinião sobre máquinas de depilação a laser/luz pulsada intensa caseiras?
Obrigado,
Cumprimentos
Cristina

De consultorioestetica a 14 de Dezembro de 2010 às 18:15
Olá Cristina,

As máquinas caseiras tem um potência menor, mas, a comodidade de fazer em casa, e poder fazer várias vezes sem custo garantirá a eliminação dos pêlos. Os resultados são bons, as pessoas normalmente gostam. Se tem a possibilidade de comprar, irá fazer um bom investimento.
É importante ter a disciplina e fazer 1 vez por mês para fechar o bulbo capilar.
Qualquer dúvida que surgir depois da aquisição da máquina não hesite em contactar, terei o maior gosto em ajuda-la.
Beijinhos,

Vanessa Matsumoto

De Nar a 14 de Março de 2011 às 23:08
Obg!
Boas dicas!

De Daniela a 24 de Março de 2011 às 23:40
Olá Dra.
Meu nome é Daniela, e gostaria de saber algumas coisas sobre os aparelhos caseiros de luz intensa pulsada, tenho foliculite há muitos anos, já tentei todos os tipos de tratamento , mas nada resolve, fui na dermatologista e ela indicou depilação a laser como unica solução para meu caso, acontece que é muito caro, e agora essa semana descobri que existem esses aparelhos caseiros de luz pulsada cujo principio é o mesmo do laser, gostaria de saber se: 1. eles funcionam mesmo pra resolver problema da foliculite? 2.qual seria a melhor marca? 3. pode ser usada na virilha e anus e perna inteira? 4.é complicado eu mesma fazer em casa, tem perigo para os olhos? 5. é fácil quebrar o aparelho, como é a manutenção? 6.onde posso comprar que seja de confiança?

aguardo ansiosa sua resposta, obrigada.
Daniela
24.03.2011

De consultorioestetica a 26 de Março de 2011 às 23:32
Olá Daniela,

Com certeza a depilação com Luz Pulsada ou laser irá ajudar aliviar a foliculite, deverá pelo menos uma vez por semana fazer esfoliações corporais para amenizar o problema.

Responderei as perguntas por ordem.
1-Amenizará o problema da foliculite, não resolverá por inteiro.
2-Sobre a marca não posso indicar nenhuma por nunca ter usado, deverá fazer uma pesquisa detalhada, para optar pelo melhor equipamento.
3- Poderá fazer em toda parte do corpo, inclusive cava funda e anus.
4-Conseguirá fazer sozinha, é muito simples, e de fácil aplicação. Para os olhos deverá usar um óculos especial para protege-los. Quase todas as marcas oferecem os óculos.
5- Os equipamentos normalmente são resistente e a sua durabilidade dependerá dos cuidados que deverá ter com o seu aparelho. Leia atenciosamente o manual de instruções.
6- Na internet tem vários sites que vendem, aconselho antes de efectuar o pagamento, verificar o site, tentar fazer um contacto telefónico com a empresa. Não esqueça de perguntar sobre os consumíveis, e manutenção do equipamento.
Ficará satisfeita com os resultados, leia o post sobre esfoliação te ajudará muito...

Beijinhos,

Vanessa Matsumoto

De marines ribeiro a 4 de Abril de 2013 às 19:45
Ola ,quais os produtos que eu preciso ter para esfoliar minha perna obrigada.

De consultorioestetica a 27 de Abril de 2013 às 10:38
Boa tarde,

Em um recipiente coloque uma chávena de mel e 2 colheres de sopa de sal ( de cozinha) mexa tudo e aplique no corpo fazendo movimentos circulares.
Ficará com uma pele limpa e super hidratada!
Beijinhos

De juliana a 30 de Abril de 2013 às 19:55
olá doutora tenho 19 anos e sofro com pelo encravado na virilha desde que comecei a me depilar frequentemente já fui ao médico ele me disse a causa do problema e que deveria me depilar ,mais não indicou algo apropriado para resolver o problema.a alguns dias os pelos encravados começarão a inflamar e ficar com manchas sem falar que a região fica escura estou sem saber o que fazer por isso te peço ajuda a algo possa comprar em farmácias para esfoliar a região e amenizar o caso do pelo encravado,por favor me ajude.

De Tatiane a 15 de Maio de 2013 às 14:30
Porque vocês sempre repetem a mesma pergunta? De uma forma ou de outra?
Por favor leiam ATENTAMENTE a matéria...e encontrarão todas as soluções para suas dúvidas.


De Anónimo a 18 de Outubro de 2013 às 17:29
qremos sabr cmo c trata do pelo encravado quando ta cm ele.



Este consultório aborda temas de cuidados de estética facial (acne, tratamento para rugas, manchas, etc.) e corporal (celulite, gordura localizada, retenção de líquidos, cirurgias plásticas, varizes, etc.), bem como de vários assuntos relacionados com as terapias alternativas (massagens, zen shiatsu, reiki, etc.).

Pode através deste consultório colocar as suas questões relacionadas com estes temas.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da estética e terapias alternativas japonesas.

E-mail: consultorioestetica@sapo.pt
Profª. Vanessa Matsumoto


A Profª Vanessa Matsumoto é esteticista, cosmetologista especializada em estética japonesa e formadora reconhecida pela JSCA (Japan SuperSonic Cosmetology Association). Foi discípula da mestre Hisayama Nats, presidente da JSCA e a mais conceituada esteticista do Japão. Trabalhou directamente na clínica dela, chamada "Le Kya", em Osaka no Japão, durante 6 anos e participou em várias feiras internacionais em Hong Kong, Japão e Coreia.
No Japão teve especialização em: tratamentos para acne, celulite, drenagem linfática normal e pós operatória e vários tipos de massagens japonesas.
No Brasil teve uma clínica médica onde fazia preparação para cirurgias plásticas, acompanhamento de pós operatório estético e todos os tratamentos estéticos convencionais.
Em Portugal, é proprietária do NIPON SPA JAPONÊS , um espaço dedicado as terapias japonesas.


Contacto:
Nipon Spa Japonês
Telemóvel: 917 448 484
Telefone: 217 157 010
E-mail: nipon@nipon-terapias.com
Site: www.niponspa.com

pesquisa
 
links
Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27

31


blogs SAPO