5.9.09

É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo para aplicar pressão na pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

 

SHI = dedo

ATSU = pressão

 ===>>>  SHIATSU = “Pressão com os dedos”

 

 

É caracterizado por sua grande simplicidade e desenvolveu-se a partir de uma forma anterior de massagem chamada Amna, no Japão, que utiliza técnicas como esfregar, apalpar, apertar, tamborilar com os dedos, pressionar e puxar, influenciando os músculos e os sistemas circulatórios.

shiatsu1

 

O Shiatsu por sua vez, usa menos técnicas e, para o observador, a impressão é que muito pouco está acontecendo, apenas uma pressão leve e relaxada em vários pontos do corpo com a mão e o polegar, um leve toque dos cotovelos ou uma simples rotação de um dos membros. Parece uma actividade preguiçosa e na medida em que conserva energia, realmente assim é.

 

 

Mas por baixo dos movimentos simples, muita coisa está acontecendo internamente com a energia do corpo em um nível subtil.

 

É manipulado em todos os meridianos Yin e Yang do corpo, seguindo os princípios básicos da Acupunctura, com a diferença que na Acupunctura usa-se agulhas para estimular ou adormecer os pontos, e no Shiatsu, como já vimos, é usada apenas a pressão dos dedos.

É utilizado no reequilíbrio energético do corpo, visando o tratamento clínico geral, tratamento localizado da dor, o relaxamento e, o mais importante, a preservação do equilíbrio energético do organismo.

 

shiatsu2

Por isso, o Shiatsu é considerado uma terapia preventiva, de manutenção da saúde e fortalecimento orgânico do paciente, útil para levantar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência do corpo às doenças.

 

Esta terapia é muito útil para ser usada em ginásios, depois de uma aula onde se exige muito das regiões que tendem a acumular muita energia, como os ombros, pescoço, e região lombar, ou então, depois de uma semana stressante de trabalho. Numa escola, pode-se curar uma dor de um aluno em minutos, dependendo da complexidade.

 

O Shiatsu é actualmente é uma das terapias mais conhecidas e praticadas. No entanto, pode-se sair um pouco dorido de uma sessão desta terapia.

 

 

link do postPor consultorioestetica, às 17:22  comentar



Este consultório aborda temas de cuidados de estética facial (acne, tratamento para rugas, manchas, etc.) e corporal (celulite, gordura localizada, retenção de líquidos, cirurgias plásticas, varizes, etc.), bem como de vários assuntos relacionados com as terapias alternativas (massagens, zen shiatsu, reiki, etc.).

Pode através deste consultório colocar as suas questões relacionadas com estes temas.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da estética e terapias alternativas japonesas.

E-mail: consultorioestetica@sapo.pt
Profª. Vanessa Matsumoto


A Profª Vanessa Matsumoto é esteticista, cosmetologista especializada em estética japonesa e formadora reconhecida pela JSCA (Japan SuperSonic Cosmetology Association). Foi discípula da mestre Hisayama Nats, presidente da JSCA e a mais conceituada esteticista do Japão. Trabalhou directamente na clínica dela, chamada "Le Kya", em Osaka no Japão, durante 6 anos e participou em várias feiras internacionais em Hong Kong, Japão e Coreia.
No Japão teve especialização em: tratamentos para acne, celulite, drenagem linfática normal e pós operatória e vários tipos de massagens japonesas.
No Brasil teve uma clínica médica onde fazia preparação para cirurgias plásticas, acompanhamento de pós operatório estético e todos os tratamentos estéticos convencionais.
Em Portugal, é proprietária do NIPON SPA JAPONÊS , um espaço dedicado as terapias japonesas.


Contacto:
Nipon Spa Japonês
Telemóvel: 917 448 484
Telefone: 217 157 010
E-mail: nipon@nipon-terapias.com
Site: www.niponspa.com

pesquisa
 
links
Setembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
24
25
26

27
28
29


blogs SAPO