10.2.10

Massagens usadas por lutadores que são considerados divindades pelo público japonês.

 

O Sumô é um dos desportos mais populares do Japão. Já os sumotoris (lutadores) são considerados divindades na Terra. Os japoneses acreditam que, se um sumotori pegar um bebé ao colo, a criança será um adulto grande e forte. Além de ganhar fortunas, que variam de acordo com a graduação do lutador, muitos se tornam garotos-propaganda após se aposentarem, tamanha a popularidade que desfrutam.

 

Treinar e treinar

A dura rotina de treinamento começa com o despertar às 5 horas. Às 6 horas, fazem o aquecimento na arena. Após 4 horas de treino, tomam banho e almoçam. A comida é feita pelos próprios lutadores. Ao fim do dia, fazem massagens conforme as suas necessidades. Os serviços mais pesados, como a limpeza dos banheiros, ficam por conta dos atletas menos graduados. A hierarquia é seguida rigorosamente.

 

Ícone pop

Os yokozunas, grau máximo ao qual pode chegar um sumotori em sua carreira é, além de um semideus, um ícone pop. Em 300 anos, desde que o ranking foi criado, apenas 66 atletas foram elevados ao posto mais alto.

 

 

Sex appeal

Os sumotoris exercem um verdadeiro fascínio sobre as mulheres do Japão. Frequentemente são vistos na companhia de modelos, actrizes e cantoras de sucesso. Os casamentos dos atletas com estas pop stars são transmitidos pela TV.

 

Uma hora de cabeleireiro

O cuidado desses lutadores com o penteado é grande. Uma hora por dia é reservada ao cabeleireiro, que arruma os coques em forma de avenca, uma marca registrada dos sumotoris. A importância dos cabelos é tão grande que somente na cerimónia de aposentadoria eles são cortados. Fora da arena, eles usam quimonos especiais, conforme a categoria.

 

Que vença o melhor

A luta dura pouco tempo. Algumas vezes até menos de 2 segundos. Os sumotoris prestes a se enfrentarem batem as palmas das mãos, levantam os braços, as pernas, jogam sal no centro da arena para a purificação, gesto que repetem cerca de três vezes, e sempre tem a água ao lado do ringue até iniciar o combate.

 

A água – Tikaramizu

Água especial, colocada numa tina de madeira ao lado do ringue. Serve também como ritual para concentrar as energias dos competidores. É por isto que os sumotoris adoram fazer o banho de Ofurô (que também é feito numa tina de madeira). Feito antes das massagens alivia a musculatura e não tira apenas a sujidade mas também faz uma limpeza espiritual.

 

O sal – Shiô

Sal que fica num recipiente ao lado do ringue. Antes de cada confronto os próprios lutadores espalham o sal no ringue para purificá-lo, eliminar os maus espíritos e proteger os atletas de contusões. Por isso que os sumotoris fazem sempre as massagens com sal.

 

Pensando em começarmos um Novo Ano com muito boas energias a NIPON SPA JAPONÊS importou do Japão algumas das Massagens dos Sumotoris, que começam sempre com um Banho de Ofurô (tina japonesa):

  • Toalhas Quentes
  • Japonesa Tradicional de Relaxamento
  • Mel e Sal
  • Japonesa Modeladora

Ficamos à espera da sua visita para experimentar uma destas novas massagens.

 

 

 

link do postPor consultorioestetica, às 19:04  comentar



Este consultório aborda temas de cuidados de estética facial (acne, tratamento para rugas, manchas, etc.) e corporal (celulite, gordura localizada, retenção de líquidos, cirurgias plásticas, varizes, etc.), bem como de vários assuntos relacionados com as terapias alternativas (massagens, zen shiatsu, reiki, etc.).

Pode através deste consultório colocar as suas questões relacionadas com estes temas.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da estética e terapias alternativas japonesas.

E-mail: consultorioestetica@sapo.pt
Profª. Vanessa Matsumoto


A Profª Vanessa Matsumoto é esteticista, cosmetologista especializada em estética japonesa e formadora reconhecida pela JSCA (Japan SuperSonic Cosmetology Association). Foi discípula da mestre Hisayama Nats, presidente da JSCA e a mais conceituada esteticista do Japão. Trabalhou directamente na clínica dela, chamada "Le Kya", em Osaka no Japão, durante 6 anos e participou em várias feiras internacionais em Hong Kong, Japão e Coreia.
No Japão teve especialização em: tratamentos para acne, celulite, drenagem linfática normal e pós operatória e vários tipos de massagens japonesas.
No Brasil teve uma clínica médica onde fazia preparação para cirurgias plásticas, acompanhamento de pós operatório estético e todos os tratamentos estéticos convencionais.
Em Portugal, é proprietária do NIPON SPA JAPONÊS , um espaço dedicado as terapias japonesas.


Contacto:
Nipon Spa Japonês
Telemóvel: 917 448 484
Telefone: 217 157 010
E-mail: nipon@nipon-terapias.com
Site: www.niponspa.com

pesquisa
 
links
Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28


blogs SAPO