5.3.10

Existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial, já bem conhecidos e rotineiros em muitos centros e que trazem benefícios inegáveis à estética feminina. No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e, o que é mais importante, não é dispendiosa: A Protecção Solar.


A luz do sol é o mais importante factor externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta acção se criou o termo Fotoenvelhecimento. Considerando as alterações de importância estética, o Fotoenvelhecimento se manifesta na pele das regiões expostas ao sol, com aumento de manchas e de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível cancro de pele, que tem sua incidência aumentada pela exposição solar.


A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de alguns povos. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a medicina concluiu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava: o cancro de pele e o fotoenvelhecimento são possibilidades muito palpáveis.


É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo, que é mais exposta, e comparamos com a pele da região dos seios, que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado, com rugas e pregas do que a região do seio, que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a acção da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações no interior da pele, que aceleram o envelhecimento.


Resumindo, o sol pode provocar cancro e envelhecer a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros urbanos já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos nocivos do sol. Talvez nos próximos tempos o bronzeado exagerado possa se tornar “piroso”, o que seria muito saudável.

 

 

 

Acção do Sol na Pele:

  • Aumenta a aspereza e as rugas.
  • Diminui a elasticidade.
  • Aumenta a flacidez.
  • Aumenta a pigmentação.


Cuidados a serem tomados com o sol:

  • Evite tomar muito sol.
  • Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza.
  • Se sua pele for clara, utilize filtro solar diariamente, mesmo nas actividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento.
  • Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e ao sol do início da manhã.
  • O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege tão bem em relação ao cancro de pele.
  • As máquinas de bronzear não são seguras porque também provocam cancro e causam o envelhecimento, tal como a exposição solar.
link do postPor consultorioestetica, às 17:37  comentar



Este consultório aborda temas de cuidados de estética facial (acne, tratamento para rugas, manchas, etc.) e corporal (celulite, gordura localizada, retenção de líquidos, cirurgias plásticas, varizes, etc.), bem como de vários assuntos relacionados com as terapias alternativas (massagens, zen shiatsu, reiki, etc.).

Pode através deste consultório colocar as suas questões relacionadas com estes temas.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da estética e terapias alternativas japonesas.

E-mail: consultorioestetica@sapo.pt
Profª. Vanessa Matsumoto


A Profª Vanessa Matsumoto é esteticista, cosmetologista especializada em estética japonesa e formadora reconhecida pela JSCA (Japan SuperSonic Cosmetology Association). Foi discípula da mestre Hisayama Nats, presidente da JSCA e a mais conceituada esteticista do Japão. Trabalhou directamente na clínica dela, chamada "Le Kya", em Osaka no Japão, durante 6 anos e participou em várias feiras internacionais em Hong Kong, Japão e Coreia.
No Japão teve especialização em: tratamentos para acne, celulite, drenagem linfática normal e pós operatória e vários tipos de massagens japonesas.
No Brasil teve uma clínica médica onde fazia preparação para cirurgias plásticas, acompanhamento de pós operatório estético e todos os tratamentos estéticos convencionais.
Em Portugal, é proprietária do NIPON SPA JAPONÊS , um espaço dedicado as terapias japonesas.


Contacto:
Nipon Spa Japonês
Telemóvel: 917 448 484
Telefone: 217 157 010
E-mail: nipon@nipon-terapias.com
Site: www.niponspa.com

pesquisa
 
links
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
19
20

21
22
23
25
26

28
29
30


blogs SAPO