7.4.10
couperose

Boa noite,

Sou um jovem de 21 anos, rapaz. Esbarrei um pouco por acaso no Consultório de Estética do Sapo Mulher e decidi escrever.


A minha situação é a seguinte, as maçãs do meu rosto - com especial incidência na maçã esquerda - são marcadamente encarnadas. Pese embora a sua 'intensidade' varie derivado às circunstâncias (seja pelo efeito bronzeado - e saudável - no Verão, por motivos de amplitude térmica, de cariz emocional - nervos, situações de embaraço -, etc.), o que é facto é que a situação é permanente.

 

Não me alongando muito neste ponto, a verdade é que tenho sentido, desde há vários anos, alguns complexos. De forma mais do que justificada, na minha opinião, já que faço questão de realçar que, felizmente, gozo de uma vida socialmente activa, saio muito à noite, viajo com alguma frequência, e esta 'característica' das maçãs (ou defeito) é para mim (na minha realidade, no meu dia-a-dia) um handicap real.


Por exemplo, ao acabar de fazer a barba e ao olhar-me ao espelho (embora não me considere um tipo lindíssimo, que não sou) incomoda-me o facto de gostar da minha cara, dos traços da mesma, inclusive do tom de pele (esteja este mais claro ou mais escuro), e sentir - assumindo uma perspectiva de terceiro e não de complexado - que o simples facto de ter as maçãs 'rosadíssimas' acaba por me conferir um aspecto quase ridículo, quase as "bochechas de um leitãozinho". Prejudicando de forma imensa o aspecto geral.

 

Este é apenas um dos muitos exemplos que poderia dar, e é óbvio que isto (de tempos em tempos) me afecta psicologicamente, confesso.

Gostaria então de saber, da perspectiva de uma especialista, o que é que eu poderei fazer, ou que procedimentos poderei empreender, para combater e ultrapassar este problema de forma real? Isto é, surtindo efeito prático, que se sinta na realidade, minimizando-o agudamente ou, claro, erradicando-o.

Os melhores cumprimentos,
António G.

----------------------------


Olá António,

Baseada no seu relato acredito tratar-se de um caso de Couperose, que são  "manchas" vermelhas devidas a dilatação de pequenos vasos na camada superficial da pele, causadas por: pele irritável, má circulação, poluição ambiental, álcool, fumo, emotividade, etc.
No caso mais agudo, chama-se Eritrocouperose, que é o termo utilizado para englobar a Couperose e a Eritrose. A Couperose consiste de pequenos vasos dilatados nas bochechas e nariz e a Eritrose em áreas vermelhas difusas na face e manchas vermelhas persistentes nas laterais do pescoço. Elas tornam-se permanentes após alguns anos de evolução. A eritrocouperose da face pode ser devida ou não a uma patologia denominada Rosácea, cjua localização mais frequente é o nariz e a maçã do rosto.

Existem 3 técnicas para tratamento destes casos: Escleroterapia, Eletrocoagulação e terapia baseada em Luz Pulsada e Laser.

A Escleroterapia permite tratar os vasos mais grossos por injeção de substâncias esclerosantes. A Eletrocoagulação usa um eletrodo e coagula pelo calor. A deficiência nestes dois métodos é a impossibilidade de tratar vasos muito finos.

A Luz Pulsada permite resultados mais eficazes, sem grandes efeitos desagradáveis (só terá que evitar o sol durante e após o período de tratamento), e trata vasos extremamente finos e profundos.

Para além do tratamento, poderá utilizar cremes calmantes, de preferência com camomila, e lavar o rosto sempre com água fria. Com isto evitará um pouco a vasodilatação, aliviando assim a vermelhidão e o desconforto que isto lhe causa.

Também poderá aplicar uma base bem leve e de acordo com o seu tom de pele, que diminuirá bastante a visibilidade da vermelhidão (muitos homens e mulheres já usam este "truque" há bastante tempo).


Cumprimentos,

Vanessa Matsumoto
link do postPor consultorioestetica, às 19:52  comentar



Este consultório aborda temas de cuidados de estética facial (acne, tratamento para rugas, manchas, etc.) e corporal (celulite, gordura localizada, retenção de líquidos, cirurgias plásticas, varizes, etc.), bem como de vários assuntos relacionados com as terapias alternativas (massagens, zen shiatsu, reiki, etc.).

Pode através deste consultório colocar as suas questões relacionadas com estes temas.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da estética e terapias alternativas japonesas.

E-mail: consultorioestetica@sapo.pt
Profª. Vanessa Matsumoto


A Profª Vanessa Matsumoto é esteticista, cosmetologista especializada em estética japonesa e formadora reconhecida pela JSCA (Japan SuperSonic Cosmetology Association). Foi discípula da mestre Hisayama Nats, presidente da JSCA e a mais conceituada esteticista do Japão. Trabalhou directamente na clínica dela, chamada "Le Kya", em Osaka no Japão, durante 6 anos e participou em várias feiras internacionais em Hong Kong, Japão e Coreia.
No Japão teve especialização em: tratamentos para acne, celulite, drenagem linfática normal e pós operatória e vários tipos de massagens japonesas.
No Brasil teve uma clínica médica onde fazia preparação para cirurgias plásticas, acompanhamento de pós operatório estético e todos os tratamentos estéticos convencionais.
Em Portugal, é proprietária do NIPON SPA JAPONÊS , um espaço dedicado as terapias japonesas.


Contacto:
Nipon Spa Japonês
Telemóvel: 917 448 484
Telefone: 217 157 010
E-mail: nipon@nipon-terapias.com
Site: www.niponspa.com

pesquisa
 
links
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16

18
19
20
21
23
24

25
26
28
29
30


blogs SAPO